www.telefone.inf.br - O portal das listas telefônicas das Capitais de estado do Brasil

Nesta página: telefones, endereços e sites de Boa Vista - RR

   Home
   Pesquisar (buscar telefone)
   Ler artigos e notícias
   Reportar número errado
   Contate-nos

Siga-nos no Twitter
Siga-nos no Twitter

Termos mais procurados:

102 online
Lista Telefônica On Line
Buscar telefones
Pesquisar número de celular
Encontrar fone
Cadastro de numero
Busca de telefone
Pesquisa telefônica
Lista 102
Auxílio à lista telefônica

Aracaju
Belém do Pará
Belo Horizonte
Boa Vista
Brasília
Campo Grande
Cuiabá
Curitiba
Porto Alegre
Rio de Janeiro
Salvador
São Paulo

Página inicial da Telefone.inf.br - Boa Vista / Roraima

História de Boa Vista

Boa Vista Roraima

O municipío de Boa Vista formou o primeiro povoamento urbano da região do atual estado de Roraima. O Forte São Joaquim, localizado a 32 quilômetros da capital, foi fundado em 1775 e deu considerável importância à região.

Boa Vista foi fundada no século XIX, em 1830, pelo capitão Inácio Lopes de Magalhães. Originou-se de uma das inúmeras fazendas de gado situadas ao longo dos rios que compõem a bacia do rio Branco pertencente à então província "São José do Rio Negro", atual Amazonas.

Em 1858 a povoação foi elevada a categoria de vila, com o nome de freguesia de Nossa Senhora do Carmo do Rio Branco e em 9 de julho de 1890 a freguesia foi elevada à categoria de sede de um novo município denominado Boa Vista do Rio Branco, que passou a presenciar um maior e mais veloz crescimento graças à construção da tão desejada BR-174 ligando-o a Manaus, a capital provincial.

Seu crescimento exponencial inicia-se em meados de 1970. O município de Boa Vista pertencia ao extinto município amazonense de Moura, que desapareceu em 1943 quando da criação do território do Rio Branco.

Capital

Em plena Segunda Guerra Mundial, em 1943, tornou-se a capital do recém-criado Território Federal do Rio Branco e experimentou seu surto de crescimento devido ao garimpo. O então Território Federal do Rio Branco foi elevado à categoria de estado e tempos depois passou a se chamar Território Federal de Roraima e, ainda depois, "Roraima". Mais tarde o garimpo com máquinas foi proibido, o que prejudicou a economia estadual e municipal.

Crescimento demográfico

No início, os indígenas eram os únicos habitantes. Desde meados de 1970, no entanto, Boa Vista tem uma das taxas de crescimento mais altas entre as capitais brasileiras, aproximadamente 3% por ano. Se antes o garimpo foi importante, atualmente o que mais atrai imigrantes são os empregos gerados por concursos públicos, por parte dos brasileiros, e comércio em geral por parte de guianenses, venezuelanos, bolivianos, etc.

Para caráter comparatório, em 1950 Boa Vista contava com aproximadamente 5.200 habitantes. Esse número foi multiplicado por 46,6 em apenas 55 anos, passando, em 2005 a ter cerca de 242 mil habitantes.

Criar web sites em Boa Vista

 

 

Vai abrir uma empresa?

Conheça o serviço de criação de logotipos e tenha uma apresentação profissional da sua empresa

Home - Pesquisa e busca de telefones - Ler Artigos e Notícias - Contato

Principais termos buscados: Lista Telefônica Virtual, 102 online, Buscar telefones, Auxílio à lista telefônica, numero de telefone fixo, catálogo virtual de endereços